A FELICIDADE GERA PRODUTIVIDADE: VOCÊ SABIA?

Já pensou em como a felicidade pode afetar positivamente em diversas áreas da sua vida? Pode parecer meio óbvio, mas poucas pessoas põem a felicidade e bem estar como prioridade, sabia? Portanto, fazer o que ama é essencial para poder ter a produtividade e dedicação necessárias para o seu bom desempenho! É como dizia Steve Jobs: “Se você não ama algo, não vai andar um quilômetro extra, não vai trabalhar um fim de semana extra e nem desafiar tanto o comum.” Sendo assim, fica mais do que claro que precisamos nos livrar de trabalhos que nos tornam infelizes e improdutivos! ;)

Agora você deve estar se perguntando: como transformar a minha empresa em um lugar produtivo e com funcionários felizes? Temos 3 dicas para você! Olha só:

Escute seus colaboradores:

Na visão do funcionário, um excelente lugar para trabalhar é onde você confia nas pessoas para quem trabalha, tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha. Portanto, construa relações de valor e esteja realmente engajado com aquilo que você faz. Sem isso, só haverá improdutividade e infelicidade!

Aperfeiçoe as práticas da empresa:

Já percebeu que com poucas reuniões não há muito desenvolvimento das práticas da empresa? Com mais reuniões, há mais proximidade entre o chefe e seus funcionários. Assim, fica mais fácil de compreender suas necessidades e dificuldades, e como elas podem ser resolvidas!

Desenvolva a liderança da empresa:

Todos os líderes são essenciais para desenvolver cada segmento da empresa. Portanto, incentive seus funcionários e veja-os crescer, a fim de que tenham a sensação de liberdade para sugerir mudanças que melhorem a empresa, além de observar o engajamento individual de cada um, em busca de motivação e amor pelo que faz.

De acordo com o Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil, em seu artigo intitulado “Transformar a sociedade pode ser mais simples do que parece”, ele deu o seguinte exemplo de inspiração: “Algumas pessoas aguardavam, na recepção de um hospital, para uma reunião de trabalho. Uma moça se aproximou, perguntou se todos já haviam sido atendidos e se aceitariam um café. Conversa vai, conversa vem, alguém perguntou o que a moça fazia e ela prontamente respondeu: “Eu salvo vidas”. Impressionados com a resposta e com a importância de seu trabalho, as perguntas seguiram para entender sua exata função. “Sou a faxineira da ala infantil”. E antes que alguém perguntasse, ela seguiu: “Sei que infecção hospitalar é um problema muito grave e por isso meu trabalho é tão importante. Se eu o fizer bem feito, estarei salvando as vidas das minhas crianças”. Essa não é uma cena de novela na TV nem de algum romance nas livrarias. Aconteceu de fato com uma equipe de consultores do Great Place to Work aguardando para visitar uma das “Melhores Empresas para Trabalhar”. Que empresa não gostaria de ter um colaborador assim? Qual paciente não se sentiria mais seguro com esse atendimento? Por mais que possa parecer obra de ficção, histórias como essa acontecem diariamente nas empresas que cultivam excelentes ambientes de trabalho.”

Interessante enxergar o seu trabalho por esse viés, né? ;) Então, vamos avante e motivados para dar sempre o nosso melhor? :D