Esse é o desejo de todos os empreendedores, não é?! Mais clientes, mais vendas... Mas, não é tarefa fácil! Quando dizemos que não existe fórmula replicável em todo tipo de empresa, é verdade. Cada negócio tem as suas peculiaridades, e nem sempre o que dá certo para um, dará certo para o outro. Então, vem com a gente ver 5 dicas que você precisa praticar para que as vendas prosperem!
1. Não basta vender mais...
Você deve estar pensando “ué, como assim? É o título do texto!”. Sim, é! Mas, queremos dizer que não é suficiente vender mais, mas sim vender corretamente.
Acreditamos que saber vender é o primeiro requisito para vender mais, porque antes de conseguir novos clientes, ou vender mais para os mesmos clientes, é preciso vender direito e satisfazer os clientes atuais. É justamente o trabalho bem feito com um cliente que vai te capacitar para conseguir vender para mais clientes, tenha isso em mente sempre!
2. Invista em conhecimento
O Índice de Sobrevivência das Empresas levantado pelo Sebrae, apurou, em 2016, que os principais fatores de dificuldade no primeiro ano de uma empresa são a falta de capital (16%) e a falta de clientes (16%) — segundo os empresários entrevistados.
“O caminho para o negócio ter sucesso é estudar. Não tem mais outro caminho. Não adianta abrir a porta e esperar o cliente entrar. Para vender, tem que estudar”, diz Fred Rocha, palestrante e especialista em varejo.
“Por mais que seja pouco tem sempre alguém comprando alguma coisa de alguém. É preciso ser implacável em relação ao desperdício das oportunidades e o varejo é mestre nisso. Qualquer curioso que se aproxima da loja deve ser tratado como único e especial”, diz Carolina Manciola, sócia-diretora da Posiciona Educação e Desenvolvimento.
3. Seja diferente!
As pessoas não querem comprar de uma empresa que tem o menor preço, melhor produto, ou a entrega mais rápida. Isso qualquer um promete. Qualquer cartaz, encarte e propaganda mostra uma empresa que é melhor do que seus concorrentes. A questão não é o que você faz de melhor que seu concorrente, mas o que você faz de diferente dele. O que você faz que ele não faz? Em que você se diferencia?
É assim que você precisa se posicionar. Como a empresa que promete e entrega coisas diferentes da concorrência. Assim, as pessoas vão entender que você é diferente, não simplesmente melhor (pois todos dizem que são melhores).
Isso é tudo que elas buscam. Vamos pensar: queremos serviços de telefonia diferentes do que temos hoje. Queremos serviços bancários diferentes do que temos hoje. E isso vale para qualquer segmento. Não basta ser melhor. Precisa ser diferente.
4. Construa sua reputação
As pessoas querem fazer negócios com as pessoas que são especialistas em seus mercados. Elas não querem fazer negócios com um vendedor que parece não saber o que diz e que se enrola com a primeira pergunta que eles fazem.
Se um prospect seu jogar o seu nome no Google, o que ele vai encontrar? Posts seus no blog da empresa, um blog pessoal, vídeos e apresentações ou apenas um Facebook e Twitter mal administrados?
Se você não parecer ser um expert naquilo que faz, as pessoas não vão querer te ouvir. Elas querem falar com os especialistas, porque são justamente eles que vão dizer coisas novas sobre o seu negócio.
5. Seja uma pessoa melhor!
As vendas não acontecem por acaso. Você precisa estudar, ficar atento ao mercado, às mudanças da sua empresa, aos consumidores, conhecer o seu produto e ir aperfeiçoando o seu conhecimento com o passar do tempo.
Para vender mais é preciso tentar ser uma pessoa melhor. É preciso tentar consertar as falhas que cometemos com clientes, com colegas de trabalho e a cada dia sermos melhores. Somente buscando a evolução conseguiremos fazer o melhor uso do nosso conhecimento e enxergar melhores oportunidades de vendas.
E aí? Fácil não é, mas também não é impossível! ;)
Até o próximo post! <3
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