Buscar
  • Crosby Oficial

DETERMINAÇÃO: COMO USAR ESTA HABILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO?

Certa vez, a escritora Marjorie Blanchard disse: “Tenha uma meta. Uma meta é apenas um sonho com deadline”. O que será que ela quis dizer com esta frase? Bom, para alcançar o que você deseja, é preciso ter determinação. E não é possível realizar um sonho sem estabelecer um prazo para que isto aconteça. Portanto, de acordo com Flávia Lippi, consultora em saúde mental, emocional e comportamental, além de educadora e escritora, determinação é aquela vontade enorme que você tem de realizar algo, equivalente a paixão, perseverança e garra.



Agora, será que determinação e foco são as mesmas coisas? Lippi nos diz que não! Inclusive, ela fala uma frase bem curiosa que nos faz refletir: Você precisa de foco para ter determinação ou determinação para ter foco? Curioso, não é? Determinação, então, é querer algo bastante por um longo prazo, e trabalhar muito para conquistar. Porém, é preciso saber qual o foco desta determinação. Sendo assim, com a determinação, é possível alcançar o foco, e é este foco que te faz alcançar o que você almeja fervorosamente.


Você deve estar se perguntando: mas como eu me torno uma pessoa determinada? Temos a resposta a seguir, desenvolvida pela própria Flávia Lippi:


Talento: é importante você ter consciência do seu talento, mas ele não garante o seu sucesso. Ter talento não é primordial para ter a determinação, porque não é na sua zona de conforto que você alcançará seus sonhos. Portanto, seja talentoso, mas também seja perseverante!


Neuroplasticidade: basicamente, é a capacidade que o cérebro tem de criar novos neurônios. E, sabe como isso acontece? Através das experiências! Parece simples demais (e é!), mas é por meio de exemplos que você busca criar novos hábitos, e, em consequência, desenvolve novos neurônios, capazes de fazer com que você execute com excelência o que virá a ser produto da sua determinação. Veja o seguinte vídeo para entender porquê o exemplo é uma excelente ferramenta para a determinação: https://www.youtube.com/watch?v=-SanQ1AyYw8.


Emoções: as emoções básicas (como raiva, tristeza, nervosismo, irritação, frustração, etc) podem interferir tanto positivamente quanto negativamente no nosso cotidiano. Quando não sabemos como este tipo de emoção opera dentro de nós, voltamos todo o nosso foco para elas, quando, na verdade, não deve ser assim. Porém, você mesmo pode controlar a influência destas emoções: isso se chama autocontrole, e pode ser feito por meio de um método chamado respiração plena.



Autoconhecimento: é bem diferente de conhecer as suas próprias emoções. O autoconhecimento se baseia em saber: quem você é, o que você quer e para onde você quer ir. Ter autoconhecimento é muito importante para desenvolver a determinação, pois, assim, será possível fazer as melhores escolhas, as quais te levarão ao produto da sua determinação (ou seja, o seu sonho).



Autocontrole: com esta habilidade, é possível resistir ao estresse, além de manter o seu desempenho em situações estressantes, como também evitar comportamentos agressivos. Em resumo, uma pessoa que tem autocontrole, consequentemente sabe falhar, e também sabe lidar bem com problemas do dia a dia, não permitindo paralisar por qualquer coisa. É preciso ter harmonia para ter determinação.



Falhas: quando você entende a importância da falha, fica mais suscetível a compreender a falha dos outros também. Um aliado para este processo é a Mentalidade de Conhecimento: com ela, é mais fácil de permitir experiências novas, e quando isso acontece, você permite a capacidade de falhar, já que é algo novo e você ainda vai aprender como não errar. E é por meio do desafio que há o aprendizado dinâmico, com falhas, e é com estas falhas que você aprenderá o que é o certo.



Intuição: pessoas mais habituadas a perceber intuições são também pessoas mais abertas ao novo, o que torna possível elas se ouvirem em outras instâncias. A intuição pode se transformar num ato, num fato, e numa ação.



Incrível, né? Vamos pôr a nossa determinação em teste? ;D

157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo