Buscar
  • Crosby Oficial

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: O QUE É?

O ensino tradicional muitas vezes ignora a importância de uma educação voltada ao empreendedorismo e mesmo às finanças. Crianças saem da escola com conhecimento vasto em biologia, química, geografia e afins, mas não sabem o básico sobre como abrir um negócio ou noções básicas de economia.


Reconhecendo a importância da educação empreendedora, Emerson Dias, autor do livro "O inédito Viável" e professor especializado em gestão de pessoas, explica como é possível estimular as crianças a desenvolverem esse tipo de mentalidade.


Dias resgata as lições deixadas por educadores como Paulo Freire e Jean Piaget, que lembram que o papel dos professores é de criar possibilidades para que os alunos construam o próprio conhecimento. Para ele, os filhos devem ser incentivados de maneira afetiva e cognitiva. O professor utiliza o estudo de caso de Carlos Wizard Martins para exemplificar como uma trajetória repleta de motivação pode criar futuros grandes empreendedores.


Emerson Dias também ressalta que esse trabalho deve permanecer durante a adolescência, fase de dúvidas e inquietude profissional. A preparação para o mundo dos negócios é tão importante quanto a preparação acadêmica formal. É essencial que as pessoas alinhem seus interesses a um trabalho de desenvolvimento e proficiência no assunto.


Carlos Wizard, por exemplo, gostava do idioma inglês e foi capaz de canalizar esse interesse para um aspecto profissional. De estudante, ele foi a professor. Depois, empreendedor de escolas de línguas. O professor apresenta um quadro em que explica as diferenças entre talento, genialidade e vocação, mostrando como é possível fazer com que essas características internas sejam capazes de suprir as necessidades externas. Ou seja, como inserir sua vocação no universo dos negócios. Vamos entender melhor:


Talento: é a capacidade de pessoas gerarem resultados acima da média em uma situação específica.


Genialidade: é algo raro, porque o gênio transcende tempo/época e cultura. Por exemplo, Einstein ou qualquer outro estudioso que contribui universalmente com seus estudos.


Vocação: é uma espécie de “chamado”, e que todos nós temos. Quando aplicamos a vocação no talento, a tendência é que dê certo. Como disse Aristóteles: “Onde se cruzam nossos talentos e as necessidades do mundo, aí está a nossa vocação”.



Este livro foi inspirado no conceito do “Inédito viável” de Paulo Freire. Valendo-se também da didática Freiriana “educar para transformar” e “perceber para agir”, o leitor é levado a profundas reflexões sobre como agir para que possa realizar seus “inéditos” em quatro perspectivas: finanças pessoais, relacionamentos interpessoais, saúde e desenvolvimento intelectual. O prefácio é de Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet no Brasil que, entre outras coisas, disse: “O que é a vida sem os sonhos? E o que são os sonhos se não os realizamos?”. Portanto, Emerson Weslei Dias decidiu publicar, por meio de uma linguagem simples, ferramentas de gestão empresarial com as quais, se aplicadas corretamente, podem ajudar qualquer pessoa a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.


Então, vamos estimular nossas crianças e adolescentes a ter uma ideia sobre empreender e cuidar de finanças? <3

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo