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FUNIL DE VENDAS: O QUE É E COMO UTILIZÁ-LO NO SEU DIA A DIA


O QUE É?

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela.


Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra.


Um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa, até o fechamento do negócio.


COMO FUNCIONA?

A compra não é um processo homogêneo, mas ocorre por etapas. Isso porque, durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam quão próximo ele realmente está de comprar.



Temos o momento em que ele ouve falar da sua solução pela primeira vez, a pesquisa que ele faz sobre o item em questão, a compra propriamente dita, a recomendação que ele dá depois de usar o produto…


Um cliente que acabou de descobrir seu produto, por exemplo, está menos pronto para comprar do que um que já leu até as avaliações do seu site. Então, para determinar qual é o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra, dividimos esses momentos em partes e assim definimos as etapas do funil de vendas. Não ficou claro? Sem problemas. Vamos explicar as etapas do funil de vendas agora, uma a uma.


ETAPA 1: TOPO DO FUNIL

Imagine que seu negócio é vender pneus para carros, e que você tem um site onde fala tudo sobre cuidados com automóveis. Lá no ToFu (topo do funil), um provável cliente estava pesquisando na internet sobre pneus e encontrou o seu blog.


Ele começa a ler um artigo que mostra os cinco problemas mais frequentes com pneus e percebe que sua situação é familiar com o problema número três, de desgaste.


Seguindo as orientações do seu artigo, ele confere os pneus de seu carro e se dá conta de que sim, eles estão desgastados. Ou seja, ele toma consciência de seu problema.


ETAPA 2: MEIO DO FUNIL

Em seguida, no MoFu (meio do funil), o provável cliente pesquisa em seu site maneiras de consertar um pneu desgastado.


Buscando por soluções para seu problema, ele considera fazer vários reparos nos pneus, mas finalmente admite que seus pneus já estão precisando de troca. Resumindo: ele precisa tomar uma decisão de compra.


ETAPA 3: FUNDO DO FUNIL

No BoFu (fundo do funil), o futuro cliente compara preços e avaliações de várias lojas. Afinal, pneus são caros, e ele quer garantir que está comprando algo de qualidade. Como já está familiarizado com sua empresa, ele também busca por novos pneus em seu site e descobre uma seção com depoimentos de clientes. Como a maioria dos depoimentos é positiva, ele decide fazer a compra.


Por fim, após a compra o novo cliente recebe, via e-mail, um ebook com dicas para cuidar dos novos pneus. Ele percebe que você realmente tem cuidado com seus clientes e está preocupado em ajudá-lo a manter seus novos pneus por muito tempo. Feliz com a experiência, deixa uma avaliação positiva na seção de depoimentos e se torna um promotor da sua loja.



E aí, ficou claro como funciona um funil de vendas?


Agora que você já compreendeu esse conceito, provavelmente sabe como um funil de vendas bem construído é essencial para a sua empresa. Para saber ainda mais sobre funil de vendas, acesse a nossa fonte de informação para este post: https://rockcontent.com/blog/funil-de-vendas/


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