MARKETING DIGITAL: COMO USÁ-LO AO SEU FAVOR

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo. Usando canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros —, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.

Como esses dados impactam a comunicação, os negócios e o marketing?

O Brasil está em terceiro lugar no ranking de tempo gasto online. Passamos em média quase 4h por dia no celular, e em torno de 5h24 no computador/tablet. A média global é, respectivamente, de 2h42 e 4h24. Sendo assim, podemos constatar que nós, brasileiros, somos muito interativos nas redes sociais. Vale ressaltar que as pessoas estão saturadas com anúncios por todos os lados, mas estão atentas a qualquer novo alerta em seus celulares.

Estamos sempre nos deparando com novos aplicativos, novos modelos de negócios… portanto, devemos saber como nos destacar em meio a tantas novidades. Nas redes sociais, nos sentimos livres para expressar o que quisermos. Ultimamente, muitas pessoas têm utilizado bastante a internet como um meio de reivindicação de direitos, denúncias, e até mesmo cobrar posicionamento de empresas quanto a assuntos polêmicos.

As marcas e empresas estão diretamente conectadas a esse ambiente proativo de consumidores. Pessoas conectadas têm mais acesso a informação e poder de denúncia quanto a modos de produção, fontes de matérias-primas, forma como funcionários e fornecedores são tratados, etc. É muito importante estar atento quanto o que estão falando sobre a sua marca; portanto, é preciso que você, enquanto gestor da sua empresa, pense em todos os pontos de relacionamento entre o seu produto ou marca com o seu público.

Já se foi o tempo em que o discurso era o único meio de interação entre consumidor-marca.

Hoje em dia, o consumidor está muito atento se as suas atitudes condizem com o seu discurso. Por isso, é preciso muito cuidado e construir um bom planejamento comunicacional.

Vamos conseguir ter mais sucesso em nossas ações quando pararmos para refletir sobre a demanda do nosso público. Uma ótima dica é o tratamento individualizado para o cliente, já que eles estão cada vez mais em busca de personalização no contato.

As vantagens de utilizar o Marketing Digital são 4 pilares principais:

1. Interatividade com o público;

2. Análise e mensuração de dados, através de métricas;

3. Diminuição da distância entre empresa e marca (por exemplo: você se identifica muito com os produtos de uma marca, mas não tem nenhuma filial dela na sua cidade. Sendo assim, a internet te proporciona a compra online.);

4. Direcionamento do público, já que com o marketing digital você consegue conhecer o público melhor.

Massa, né? Por fim, temos uma dica de leitura para você:

Sinopse (via Saraiva): Este livro comprova mais uma vez por que Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos. Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total. [...] De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.

E aí, curtiu? Ficou bem clara a importância do Marketing Digital para auxiliar a sua empresa, não é mesmo?! ;) Lembrando que as redes sociais são ótimos aliados, mas é preciso saber utilizá-los a seu favor!

Nos vemos no próximo post! Até mais!