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PEQUENOS VAREJISTAS VERSUS NOVAS TECNOLOGIAS: DUPLA PERFEITA OU NÃO?

Se formos parar pra pensar, o consumidor, em geral, está muito mais conectado e por dentro das novidades tecnológicas, além de ir em busca de experiências e conveniências, acarretadas pelas novas tecnologias. Não é a toa que muitas pessoas preferem comprar online a ir em lojas físicas. Porém, isso não serve para todos os departamentos de consumo, é claro.


Para vestuário e eletrônicos, pode realmente ser mais confortável abrir o computador e fazer o pedido de casa. Mas, em alguns outros casos, como na compra de móveis, por exemplo, fica muito mais caro comprar pelo site, quando o assunto é frete. Por isso, as lojas de móveis e decoração tendem a encarecer os produtos pelo site, e compensa bastante ir diretamente na loja para efetuar a compra do produto que deseja.



Todavia, alguns pequenos varejistas ainda se encontram no limbo entre permanecer com suas práticas tradicionais ou se entregar para as novas tecnologias. “É lógico que existem varejistas e varejistas. Haverá sempre os que já nascem antenados com o que está acontecendo, desafiando o mercado com novas propostas ou novos modelos de negócios”, destaca Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP. “Mas o que vai acontecer com a imensa maioria que vem fazendo tudo do mesmo jeito há anos, até mesmo décadas? Por onde começar?”.



Para continuar na briga pela competitividade, hoje, mais do que nunca, é preciso excelência na gestão e operação dos negócios, segundo Camargo. Sistemas que ajudam a provisionar o melhor estoque, ou calcular melhores preços, se tornam grandes aliados. “E se contratar um sistema de uma grande empresa ainda é visto como sinônimo de alto custo, há a opção de contratação de startups e pequenas empresas que oferecem serviços mais baratos (e até gratuitos em alguns casos), focados no tipo de negócio do qual sua empresa faz parte.”


Se você não sabe por onde começar, vá se inserindo pelo mais simples: crie uma conta para seu estabelecimento no Instagram, e faça várias postagens sobre os seus produtos. Isso com certeza vai aderir positividade para a sua loja, devido a maior proximidade com o cliente. É muito mais fácil de se comunicar pelas redes sociais, então, use elas a seu favor!



ANTES QUE VOCÊ VÁ EMBORA...

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