VOCÊ SABE QUAL É A IMPORTÂNCIA DA REPUTAÇÃO PARA UMA EMPRESA?

A reputação é diretamente conectada e dependente da imagem e da identidade. Nunca se falou tanto em reputação, pois ela é um ativo intangível extremamente valioso para as organizações, na medida que confere a elas legitimidade e credibilidade.

Organizações com boa reputação desfilam no ranking das melhores. São locais de trabalho desejados, por desfrutarem de status na sociedade.

A reputação corporativa, ou organizacional, pode ser defendida como o conjunto de percepções, opiniões e julgamentos da opinião pública sobre a sua capacidade de gerar valor e, especialmente, sobre o quanto ela é capaz de honrar e de cumprir promessas.

A reputação também pode ser vista como sinônimo de credibilidade e confiabilidade. As organizações não vendem produtos e serviços, mas sim confiança, enquanto um atributo que consegue construir junto à opinião pública. Por isso, quando a reputação de uma organização está em jogo, o que entra automaticamente em discussão é se ainda é possível confiar nela.

Se pudéssemos trabalhar um sinônimo de reputação, seria o de fama. Uma reputação positiva gera uma ótima fama e aceitabilidade, por parte do público. Reputação tem a ver com prestígio, influência e poder.

A reputação, como um cristal, demora muito para ser lapidada. Mas um simples arranhão pode ser definitivo. A reputação de uma organização se constrói na experiência da opinião pública, a partir do seu relacionamento com a organização ao longo do tempo.

Ela está umbilicalmente ligada ao “negócio” da organização, o que influencia diretamente seus resultados e a sustentabilidade desse desempenho a longo prazo. É um ativo muito valioso. Os riscos, ou fatores com potencial crítico, são ocorrências que, se não controladas, podem evoluir e causar grandes prejuízos ou danos às pessoas, ao patrimônio ou ao meio ambiente, atingindo a reputação da organização.

Ou seja, novos empreendedores: prestem atenção na imagem que vocês desejam que seja construída pelo público, como também a identidade organizacional que vocês atribuem às suas empresas. Assim, atentem para os riscos: muitas vezes, eles podem vir do lado interno da empresa, e, ao chegar no externo, colocar a sua reputação em risco. O trabalho deve ser constante para que isso não aconteça ;)