A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO NEGÓCIO
  • Foto do escritorCrosby Oficial

A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO NEGÓCIO

Quando a sustentabilidade não era nem considerada nos negócios, Thái Quang Nghiã viu o valor disso. Levou uma causa nova para o mundo da moda, e mostrou que a sustentabilidade vai muito além da responsabilidade ecológica. Ela pode permear todo o conceito do negócio. Vamos conhecer um pouco da história do Thái?

(Fonte das imagens abaixo: meusucesso.com).

Agora, vamos debater sobre o que realmente importa: a sustentabilidade. O que essa palavra significa? Bom, a palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Portanto, numa empresa, a sustentabilidade envolve três pilares importantes: ambiental, econômico e social.

Você deve estar se perguntando: mas por que ser sustentável se estou num mercado capitalista? Calma, nós iremos te explicar direitinho. Vem com a gente nos próximos tópicos e entenda os motivos pelos quais a sustentabilidade é tão importante:

1. O mundo está entrando em colapso!

Parece uma afirmação extremista e radical, mas não é! Levando em consideração que, por exemplo, no mundo da indústria da moda, ela é responsável pelo gasto anual de 22% de água (de acordo com dados da série documental "Explicando", original da Netflix) e por aumentar cerca de 400% a mais da emissão de carbono, devido ao alto nível de produção de roupas para atenderem à demanda mundial. Existem métodos alternativos para fazer moda de maneira mais responsável com o meio ambiente, como a moda sustentável/vegana/slow-fashion. ;)

2. Os consumidores estão mais atentos e conscientes!

Essa conscientização acontece de maneira gradual e lenta, mas já está presente em nossa sociedade. Os consumidores estão em busca de consumir produtos/serviços de marcas transparentes e engajadas na causa sustentável. Por exemplo, no período da Fashion Revolution Week (Semana de Revolução da Moda), a qual ocorre mundialmente todos os anos, os clientes perguntam por meio da hashtag "#QuemFezAsMinhasRoupas?", a fim de entender um pouco melhor do processo de produção dos produtos que consomem. Legal, né? Já é alguma coisa! ;D

3. Os insumos estão se esgotando!

É realidade do povo brasileiro sofrer com o aumento do preço de gasolina e até mesmo do custo da água, ambos indispensáveis no nosso dia a dia. Sendo assim, o custo de produção também tende a só aumentar, causando um grande colapso, conhecido como inflação. Portanto, se a sua empresa estiver engajada em encontrar alternativas mais sustentáveis para produzir seus produtos/serviços, será mais fácil de ir contra a maré da crise.

4. Para reter talentos!

Isso mesmo! Cada dia mais, as pessoas estão buscando trabalhar em locais que sejam condizentes com os seus propósitos, para, assim, trabalhar de maneira mais produtiva, e que faça sentido para o funcionário. Até mesmo a felicidade no trabalho pode ser um aliado na coerência entre funcionário e empresa. Interessante, não é mesmo? Ainda, quando o indivíduo entende que faz parte de uma empresa que faz a diferença socialmente, ambientalmente e economicamente falando, ele fará o possível (e o impossível!) para manter seu lugar numa empresa assim :)

5. Os investidores estão cada vez mais atentos!

Sim, a sustentabilidade passou a ser uma das características principais para um investidor no mercado atual. Eles estão atentos para observas os impactos sociais (positivos e negativos) da empresa, e colocar na balança para ver se vale a pena mesmo investir nela!

Por fim, veja as dicas de como começar a ter práticas sustentáveis na sua empresa:

Vamos rumo à sustentabilidade? :D